domingo, 16 de março de 2008

PROJETO: SACI

PROJETO - SACI

O Saci Pererê é um menino negro, com uma perna só, um cachimbo na boca e na cabeça uma carapuça vermelha que o faz encantado. Ele sempre aparece em um redemoinho. Gosta de trançar a crina dos cavalos, fazendo-os correr sem parar até ficarem extenuados. Na noite escura costuma soltar um longo assovio misterioso e some. Além disso, faz também muitas traquinagens: apaga o fogo, troca o açúcar pelo sal, queima os alimentos, esconde coisas, solta o gado e assusta os viajantes nas estradas.


I – JUSTIFICATIVA -

Além de estarmos comemorando no mês de Agosto o mês do Folclore, o Saci é uma das principais figuras do folclore brasileiro.

II – OBJETIVOS –

- Identificar o personagem lendário com suas principais características.
- Valorizar elementos da nossa cultura.
- Identificar a cor preta.
- Reconhecer o esquema corporal
- Perceber noções de tempo: dia e noite.

III – DETONADOR –

- Cartaz com a figura do Saci (recorte de revista).

IV – PERFIL DO GRUPO –

Crianças com 3 anos completos, e que já se expressam bem melhor. Alguns que antes não falavam já estão dominando bem a linguagem, já não se sentem inibidas por não conseguir falar.

V – PROBLEMATIZAÇÃO –

Já sabemos que:

- “O Saci tem uma perna só”.
- “Ele é preto e tem um chapéu vermelho”.
- “Ele mora no Sítio do Picapau Amarelo”.


Queremos saber:

- Quais as principais características desse personagem lendário.
- Que outro personagem folclórico é “amigo do Saci”?
- Qual a diferença entre o dia e a noite.

VI – AREAS DO CONHECIMENTO –

Linguagem oral e escrita -

- Expressão oral: conversas, histórias e musicas.
- Expressão gráfica: representação através do desenho.
- Contato com elementos escritos: livros de histórias, revistas e cartazes.

Matemática –

- Cores: identificação e nomeação.
- Noção de quantidade (muito/pouco).
- Noção espacial: dentro/fora e em cima/embaixo.
- Formas Geométricas.

Ciências –

- Esquema Corporal (partes do corpo)

Artes –

- Desenho.
- Recorte e colagem.
- Pintura
- Musica

Movimento/ Brincar -

- Brincadeiras: andar num pé só, passar por um túnel.
- Dançar.
- Desenho livre no chão, montar quebra-cabeça e modelagem.
- Brincadeira de roda.

VII – RECURSOS –

- Giz de cal / lousa
- Giz de cera
- Tinta guache e pincéis
- Papeis diversos
- Brinquedos
- Tesoura
- Cola
- Livros, revistas e cartazes, etc..

VIII – AVALIAÇÃO –

- Anotações no registro.
- Trabalhos realizados pelas crianças.
- Diálogo com a criança e seus familiares.

IX – DURAÇÃO –

Um mês. Agosto/2007

X – ATIVIDADES –

1 – Apresentação do cartaz com a figura do Saci e conversa informal sobre ele.
As crianças reconheceram o Saci como morador do Sítio do Picapau Amarelo.
Também citaram outros personagens que moram no sítio como: Emília, Cuca,
Narizinho, Pedrinho, Rabicó e Dona Carochinha.

2 – Atividade Gráfica – Desenhar o Saci com canetinhas.
Embora ainda tenham dificuldade para fazer a figura humana, eles conseguiram desenhar o Saci com apenas uma perna.

3 – Contação de uma história sobre o Saci.
Contei a história “A Terra dos Sacis”, que mostra as conseqüências das traquinagens desse personagem que vive solitariamente.
A história fala de um menino que se torna desobediente para os pais e acaba encontrando o Saci. Ele é levado por ele a Terra dos Sacis e descobre como é difícil estar longe da família e viver solitário sem ninguém.

4 – Conversando sobre a cor do Saci.
Algumas crianças reconheceram a cor preta. Quando perguntei qual era a cor do Saci outras disseram que a cor era escura.

5 – Colorir a figura do Saci com giz de cera preto.
A criança que tem mais dificuldade de colorir dentro de um limite, principalmente se a figura for pequena é a Stefani que acaba colorindo a folha inteira.

6 – Brincadeira – Imitar o andar do Saci, andando numa perna só.
As crianças que andaram com mais facilidade, foram: Ruan, Juan, Leandro, Fernanda e Joabe, o restante ainda não consegue equilibrar-se numa perna só, acaba pulando com as duas.

7 – Cantando uma musica sobre o Saci.
Cantamos a musica:

Saci Pererê

Saci Pererê de uma perna só
Conheço você das histórias da vovó
Cachimbo na boca soltando fumaça
Gorro na cabeça você é uma graça (bis)

8 – Conversando sobre a cor do Saci - cor preta
Para ilustrar melhor o assunto contei as histórias: “Dia e noite”, “A descoberta do caracol” e “Quem tem medo de escuro”. Através dessas histórias podemos perceber a diferença entre a presença da luz e sua ausência, pois a cor preta nada mais é do que a ausência da luz.

Quando conversamos sobre qual era a cor da noite as crianças foram categóricas em dizer que era preta.
Já para o dia elas não tinham definição.

9 – Conversando sobre a noite e o dia:
Falamos sobre os astros que vemos no céu em cada um desses períodos. Elas souberam dizer que durante o dia vemos o sol e a noite a lua e as estrelas.

Nas histórias que vimos percebemos que a noite pode ser iluminada pela energia elétrica que ilumina nossas casas através de lâmpadas. Isso fica bem claro na história “Quem tem medo de escuro”.

10 – Recorte e colagem (com tesoura) de papel na cor preta.

As crianças recortaram e depois colaram formando figuras. A cor preta representou a cor da noite.

11 – Recorte e colagem (com tesoura) de papel na cor branca.

A cor branca foi usada para representar a cor do dia e a claridade do sol.

12 – Recorte e colagem (com tesoura) de papel na cor azul claro e azul escuro, representado as variações da cor do céu.

A maioria das crianças colou os papeis na forma de trem.

13 – Brincadeira – passar por dentro do túnel.

Utilizando colchões na sala de multimeios fiz um túnel e as crianças passaram dentro e perceberam o contraste, pois no interior do mesmo ficou escuro.

14 – Representação do céu à noite através do desenho.

As crianças desenharam a lua e as estrelas com giz de cera branco num pedaço de color set preto.

15 – Pesquisa de fotos que mostrem a diferença entre o dia e a noite. Claridade/escuridão.

Algumas crianças já perceberam bem a diferença entre os dois e não tiveram dificuldade em encontrar fotos onde se percebe a presença e ausência da luz.

16 – Conversando sobre outro personagem folclórico citado pelas crianças – A Cuca.

Conversamos sobre a Cuca e a desenhei na lousa. As crianças disseram que ela parecia um jacaré. Também disseram que ela era verde de cabelo amarelo.

17 – Representar através do desenho a Cuca.

Primeiro pedi para algumas crianças desenharem a Cuca na lousa e depois todas desenharam na folha de sulfite com canetinhas verde e amarela.

18 – Colorir com giz de cera a figura da Cuca.

Utilizando giz nas cores verde e amarelo elas coloriram a figura, mas antes ouvimos a musica “A Cuca te Pega” (Cássia Heller CD do Sítio do Picapau Amarelo).

19 – Recorte e colagem de papeis nas cores da Cuca, verde e amarelo, depois colar dentro de um círculo (forma do sol e da lua)

Com exceção da Stefani todas as outras crianças recortaram e colaram os papeis dentro do círculo.

20 – Representação do céu à noite através do desenho.

As crianças desenharam a lua e as estrelas com giz de cera branco num pedaço de color set preto.

21 – Conversando sobre a forma da lua que muda e não a vemos inteira (fases da lua).

Uma criança disse que isso acontece porque um bicho morde a lua e apenas falei que ela está inteira, mas como fica escuro de um lado nós não vemos esse lado, nesse momento não quis entrar em detalhes sobre esse assunto, alguns talvez até compreendessem, mas a maioria não.

Observação:

Dentro desse projeto também trabalhei o Aniversário de Araraquara e A Independência do Brasil.
Os dois assuntos foram trabalhados com: conversas, histórias, apresentação de cartazes/fotos e atividades gráficas.
Conversamos sobre o sol, astro que aparece durante o dia e que está destacado na Bandeira de nossa cidade, considerada a “Morada do Sol”. As crianças o desenharam e depois pintaram com tinta guache amarela.
As crianças também receberam adereços alusivos a essas importantes datas.
E assim encerramos esse projeto.

XI – CONSIDERAÇÕES FINAIS –

A utilização da tesoura foi iniciada durante esse projeto, e acabou me surpreendendo, pois a maioria das crianças tem certa intimidade com esse objeto, não tiveram dificuldade para manuseá-lo, exceto algumas, mas que de um jeito ou de outro fizeram uso dele.
O desenho como expressão gráfica melhorou muito nesse segundo semestre, elas já não tem tanta dificuldade e se arriscam a desenhar, mas continuo sempre chamando algumas para a lousa a fim de servirem de modelo e dar mais segurança àquelas que se julgam incapazes disso.
O Victor é a criança que continua mais participativa nas rodas de conversa e questionamentos. Ele sempre participa ativamente e mostra-se mais conhecedor dos assuntos tratados.
O projeto não tratou de outros aspectos do folclore, pois era especificamente relativo ao Saci.

XII – BIBLIOGRAFIA -

FRANÇA, Mary e Eliardo. “Dia e noite”. Ática
ROCHA, Robson. “A Descoberta do Caracol”. Fapi.
JOLY, Fanny. “Quem tem medo de escuro”. Scipione.
“A Terra dos Sacis”. Rosmari
Enciclopédia Delta junior





“Os personagens folclóricos exteriorizam o como gostaríamos de lidar com nossos medos, transformando-os numa simples figura que embora imortal, tem suas fraquezas.”

“Somos seres antagônicos, estamos sempre entre o bem e o mal, sendo representados pela luz e a escuridão”.

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